sábado, 10 de dezembro de 2011

É minha culpa ser gay?

Em parte sim, em parte não.
Segundo a doutrina espírita,  "não existe um arrastamento irresistível. Se fosse irresistível, ninguém teria culpa de cair sob seu peso". A observação cabe.

Mas o que é arrastamento? é a tentação ou uma necessidade biológica? É um designio de Deus sobre a minha vida tão forte que eu não posso resistir, e então não tenho culpa alguma?

Do ponto de vista bíblico/cristão, o assunto é muito complexo.
Antes é necessário que se entenda o que são principados e potestades, o que é demonio e inimigo, príncipe do mundo, reino espiritual, e outros temas fundamentais para que se possa se situar no problema de se há culpa ou não. Comecemos por esta passagem:
Mateus 18:7-9
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno 

A princípio, a carne está sujeita às forças do mundo. Mas o espírito domina sobre ela, e também sobre o mundo. Para se obter mais força espiritual, é necessário que se enfraqueça a carne, através de jejum e oração. A carne e a aparência das coisas é artificial e oca, como o bezerro de ouro, e tudo o que é adorado do mundo constitui idolatria, que é abominação aos olhos de Deus. Cristo diz em:

João 10:10
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 

Estudando mais profundamente a bíblia, veremos que existem os principados e potestades, que são legiões de demonios aliados e agindo fortemente sobre a Terra para, sendo estas forças o "ladrão" citado em João 10:10, acabar com a vida de felicidades que já foi garantida por Jesus.
E ter vida em abundância é desfrutar de toda a felicidade, mas como age o "ladrão" para roubar isso de nós? Com mentiras, artimanhas, sofismas, articulações, inferencias e deduções maquiavélicas e deturpadas, e muita sugestão imunda nos teus ouvidos e em eventos do dia-a-dia, visando acabar com a tua auto-estima e com a sua certeza de que Deus te ama e tem o melhor para você.
E porque o ladrão faz isso? Por natureza imunda, inveja e vingança contra o homem, e outros ódios, uma vez que o homem pode desfrutar da Graça de Deus, e os demonios não a tem mais, pois foram expulsos dessa Graça.
Porque a luta é grande, sob tanta pressão e tanta ilusão, tantos argumentos mentirosos e armadilhas, que mesmo pessoas espiritualmente esforçadas caem constantemente pois o inimigo é fortíssimo. Mas Deus é invencível, e segundo a palavra de Cristo, a vitória é garantida, simplesmente que você não abandone a alegria de viver, não se sinta tão culpado, saiba sempre que é culpa do inimigo mas é seu mérito resistir. O objetivo dele não é fazer você simplesmente pecar e ir pro inferno, é fazer você ter uma vida miserável de sofrimento e culpas, remorsos, dores, brigas, conflitos e começar a entrar na idéia de que Deus não te ama, e o contrário disso, que Deus te odeia e te despreza. Isso tudo é mentira do inimigo, segundo as escrituras, e é importante que você lute para ter vida em abundância. O objetivo dele é te iludir e te enrolar, te tirar do caminho, com muitas e muitas mentiras (muitas delas cientificamente embasadas e aprovadas pelo mundo, que é o povo, a tv, a ciência...) e com muita crueldade articulada a longo prazo. Ele não quer fazer você sofrer pontualmente, mas te levar a uma condição desgraçada - que significa literalmente, perder a Graça de Deus, que é a condição do Príncipe do Mundo.
Então, a luta é cansativa, temos derrotas, mas é importante buscar estar sempre e constantemente na presença de Deus, esforçando-se para não desagrada-lo. Ele sabe que será impossível ser perfeito, mas é importante que você se esforce e vá fechando as brechas.

Efésios 6:11-16


Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário